terça-feira, 29 de abril de 2008

East Village rocks


“It’s not as grungy and druggy as it once was, but it’s still New York’s rock’n’roll core”. Assim é a descrição de East Village, de acordo com meu guia, e foi por lá que andei na minha última manhã em NYC. Primeira parada: CBGB, o bar inaugurado em 1973 onde o Ramones costumava tocar antes mesmo de a banda se tornar famosa. Mas, nada de ilusões, eu já estava avisada sobre a decadência do lugar que, nos últimos anos, era usado como palco para bandas de metal de qualidade discutível. Tudo bem, eu só queira tirar algumas fotos e imaginar como teria sido o ambiente há uns 30 anos atrás.

Naquela manhã, antes de sair do albergue, peguei o mapa da região para programar meu roteiro a pé e achei estranho o fato de que o CBGB ficava na esquina da Bowery St com a Bleecker St, bem perto de onde eu pegara o metrô várias vezes para ir em direção ao norte da ilha. Talvez estivesse muito distraída naqueles dias de deslumbramento a ponto de não ter reparado na fachada.

Chegando ao endereço, foi com decepção que constatei que a casa estava fechada para reforma. Tirei uma tímida foto da fachada coberta de papel marrom, just for the record, e segui meu roteiro passando pela Trash e Vaudeville, uma loja punk e gótica ao mesmo tempo onde Yoko Ono se apresentou algumas vezes antes de ser conhecida como a garota de John Lennon e por uma loja que vendia produtos com a marca CBGB. Como era de manhã, esses lugares ainda estavam fechados, então fui em direção ao Tompkins Square Park, onde Jimmy Hendrix tocou nos anos 60, e, principalmente, onde Ethan Hawke costumava jogar basquete na adolescência. Terminei meu passeio em East Village passando em frente à primeira casa de Madonna em NY.

Naquele mesmo dia, resolvi ir a pé até a Quinta Avenida, o que me fez perceber que Manhattan, afinal, não é uma ilha tão grande. Mas não era sobre isso que eu queria falar. O fato é que eu estava assistindo ao Jornal Hoje de sábado quando passou uma matéria sobre a especulação imobiliária em Manhattan. Parece que, com a crise do país, os aluguéis, em vez de se desvalorizarem, foram às alturas em resposta à demanda de investidores europeus.

O edifício do CBGB estava em reforma sim, mas para abrigar uma loja da grife John Varvatos. Joey Ramone, cujo nome foi dado àquela quadra (Joey Ramone Place), deve ter se revirado no caixão depois dessa. É também por causa desse aumento excessivo dos aluguéis que hoje todo mundo fala em se mudar para o Brooklin, o novo lugar-mais-legal-do-mundo para se morar em NY.

Um comentário:

Cá Pimenta disse...

Oiee Mari...
como sempre amei tdo q vc escreveu!!
=)

então sobre o programa de au pair eu vou ficar em Virginia...perto de Washington DC...Em uma cidade chamada FairFax Station....

Em NY eu irei ficar 4 dias...de segunda dia 5 de maio à sexta!!

é que eu poderei ir sempre para NY..pq ida e volta de washington para NY é apenas 35 dólares...

iupiiiii....hehehehe...

obrigada pelas dicas novamante...

bjussssss