sábado, 12 de janeiro de 2008

Stories from the city

Hoje choveu em Orlando. Isso não aconteceu muitas vezes desde que cheguei aqui.

Não é a primeira vez que visito a cidade. Estive aqui em 1996, vim com a minha mãe, tia e amigos para passear na Disney. Na mesma viagem, conhecemos New Orleans. Para uma criança de 10 anos, a experiência de ir para a Disney é muito intensa. Diante dela, quase tudo se torna opaco e sem graça (pelo menos por um tempo). Já a viagem para New Orleans não foi muito bem aproveitada justamente por causa da idade. Lembro de ter dormido durante um show de jazz, de ter medo das pessoas esquisitas que andavam pela Bourbon Street à noite, do cheiro de insenso e dos clubes de strip-tease.

A Disney ofusca quase todas as memórias da cidade de Orlando. No táxi do aeroporto para o hotel, o que mais me chamou a atenção foi como tudo é longe de tudo aqui. Apesar de a cidade ter 180.000 habitantes, ela é muito grande. Já passei 1h dentro do ônibus para ir do hotel ao centro da cidade. Outra característica estranha é que aqui é muito difícil andar à pé. Em algumas ruas simplesmente não existe calçada. Minhas amigas desenvolveram a teoria de que é por isso que tem tanta gente obesa!

Mas eu realmente entendi por que as pessoas são tão gordas quando eu fui ao Wall Mart pela primeira vez. Lá você pode encontrar milhares de tipos de cookies, muffins, brownies, donnuts, biscoitos, cereais, tudo muito muito grande e, na maioria das vezes, barato. Também tem várias prateleiras de comida congelada, comida enlatada, comida instantânea. E é isso o que as pessoas comem! Isso e McDonald’s.

A rua onde eu moro, a International Drive, é um centro turístico. Tem vários hotéis e restaurantes. Tudo parece uma maquete às vezes. É tudo perfeitinho e o neon das lojas é meio retrô. De madrugada não é muito recomendável andar na rua, não apenas porque as ruas estão vazias, mas principalmente porque é o horário em que os chafarizes começam a molhar as gramas e é difícil sair ileso!

Andando de ônibus de um lugar para o outro, dá para perceber quais são as regiões mais “pobres” da cidade. Mas não tem nenhuma miséria, as casas são um pouco mais simples e bagunçadas e os jardins não são tão verdes. Nessas regiões, tem alguns trailers também.

Outra coisa engraçada sobre a cidade é que andando por aí, dá pra encontrar vários objetos na rua. Meu amigo já encontrou uma bermuda e um macaco de pelúcia que dança e canta uma musiquinha mais ou menos assim quando apertam sua mão: “You make my heart plain, you make everything, oh, I think I love you!”. Agora estamos de olho num par de botas e numa calça jeans que vimos no caminho do hotel para o Mc!

Amanhã é meu dia de folga e talvez eu coma alguma coisa decente no almoço. Hoje adaptei meus horários de trabalho para poder ir a um jogo da NBA e ao show do Foo Fighters na semana que vem! Agora preciso subir para o meu quarto. Na TV do saguão do hotel está passando Titanic e o navio está quase completamente submerso... É hora de dormir.

4 comentários:

Daniel Médici disse...

Aqui chove frequentemente, mas nao pense que chove como em Sao Paulo.. Naao! Aqui é mais chique, chove mais fraco, de modo que mal se percebe. Até nisso essa terra consegue ser snob...

Cuidado com esses esguichos!
Beijos e aproveite!
PS: aqui vai ter show do Smashing Pumpkins (é o que diz um cartaz no metro)!
PPS: vai ter show do Radiohead aqui! Como era bom demais pra ser verdade, é no dia 8 de abril..
PPPS: quanto vc pagaria num In Rainbowsem cd? RespondaemEuros. So pra saber se eu nao fiz uma cagada...

Daniel Médici disse...

6 ou 8 de julho. é a data certa do show do Radiohead.

Unknown disse...

Mariiiii, acho q vc deveria escrever todos os dias. Como é bom ler suas histórias, você como uma ótima jornalista escreve tão tão bem que eu consigo imaginar direitinho as cenas.
Minhas férias estão as mais monótonas, vou me divertir com sua viagem...hahaha
Bjinhos...
Saudades

Unknown disse...

Mari!!!! Que saudade!!!!

Como a Lu disse, vc escreve de uma maneira tão envolvente que é como se eu estivesse vivenciando suas histórias!!! A história do lanche que vc fez errado a Carol já tinha me contado!! Meu pai deu mta risada qdo ficou sabendo!! huahuahuahu....

Vou virar frequentadora assidua do seu blog!! Amei!!

Bjs!!